OPENGAP convocou este concurso internacional buscando propostas inovadoras de espaços para a inspiração artística. O projeto deveria focar no aluguel de espaços que propiciem a criatividade e a concentração, permitindo que seus usuários trabalhem em suas ideias.
Cada participante deveria escolher o entorno de seu projeto, justificando a escolha do local. A seguir apresentamos o Primeiro Lugar, uma proposta de Jorge Ruiz Boluda, Agustín Durá Herrero e Paul Dieterlen Escoto.Segundo o júri, esta é "uma proposta clara, concisa, muito bem expressada e de uma estética muito refinada. Cria um objeto de uma poética sutil, baseado em princípios contundentes e atemporais e valoriza a arquitetura do lugar. A escolha do terreno é, além disso, muito sugestiva. O projeto, em si mesmo, cria um novo lugar, concebendo-se como uma máquina, um instrumento para absorver o entorno e criar novas e inéditas paisagens. O 'pátio' central oferece um espaço único e irreplicável"
A natureza. Fonte de inspiração
Descrição dos arquitetos. Desde as origens do homem, a natureza tem sido uma fonte de inspiração contínua, desde suas formas mais simples até as mais extravagantes, a natureza tem sido referência das diversas disciplinas artísticas, que vêm imitando-a, abstraindo-a ou simplesmente interpretando-a livremente.
O lago de Valência. Tesouro natural
A proposta se localiza no lago de Valência, uma das áreas naturais mais singulares de toda a Espanha. A lagoa é separada do mar mediterrâneo por uma estreita porção de areia que permite a troca contínua de água com o mar. Convivem, portanto, ecossistemas limítrofes, com estruturas muito diferentes que geram zonas de grande riqueza e interesse ecológico. Além do valo ecológico, o lago teve (e ainda tem) vital importância no território valenciano, tanto pelo sustento econômico como pelo valor cultural, sendo o cenário de diversas obras do escritor Vicente Blasco Ibáñez.
O lago. Um prazer para os sentidos
O local consiste em um marco singular, é um "potencializador dos sentidos". Amanhecer, pôr-do-sol, tempestades, diversidade de flora e fauna, odores, sons, texturas, sabores, cores... são fatores que evocam a inspiração e a concentração, o encontro consigo mesmo, com nossa essência, com nossa própria natureza.
O edifício. Austeridade e respeito
O edifício se materializa como um grande cais de madeira circular com 160 metros de diâmetro que se eleva sobre a água da lagoa. Funcionalmente, o edifício se resolve com dois anéis principais, um de 8 metros, contendo o programa arquitetônico e as áreas comuns, e outro de 3 metros, voltado ao interior, como um corredor contínuo.
primer lugar
Competição:Concurso Internacional de ideas Inspiration Hotel
Premio:Primer Lugar
Projeto:
Autores:Jorge Ruiz Boluda, Agustín Durá Herrero, Paul Dieterlen Escoto, José Asensio, fotógrafo, La Albufera, Valencia